terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sahar Gul: Os receios de uma noiva criança afegã torturada

Afghan criança noiva Sahar Gul está apelando contra a rápida libertação das pessoas que torturaram ela. O correspondente da BBC em Cabul Sanjoy Majumder considera que isso significa para o futuro dos direitos das mulheres no país.


Sahar Gul se casou aos 12 anos e, em seguida, 
brutalmente agredida por seu marido e sua família





A história de Sahar Gul chocou as pessoas ao redor do mundo e levou a indignação no Afeganistão, onde o tratamento das mulheres é sempre sob escrutínio.
Ela havia se casado com a idade de 12 - o marido era bem mais velho -, então brutalmente agredido por ele e sua família.
A polícia acabou resgatado no ano passado de uma adega onde ela tinha sido preso e fome. Seus ferimentos eram horríveis - suas unhas foram arrancadas e ela tinha sido queimado com pontas de cigarro. Ela quase morreu.
Dezoito meses mais tarde, eu conhecê-la. Agora com 15 anos, ela fez uma recuperação incrível e suas cicatrizes físicas tenham cicatrizado.

"
INICIAR CITAÇÃO

Fizeram-me miserável - Eu quero que eles sofram como eu sofri "
Sahar Gul
Mas na semana passada, um juiz da Suprema Corte liberou seu pai-de-lei, sua esposa e Sahar irmã-de-lei que foram feitos para cumprir uma pena de 10 anos de prisão por tentativa de homicídio. O marido de Sahar fugiu depois que o caso veio à tona e ele nunca foi preso.
Torcendo um lenço nas mãos, Sahar me diz que ela está apavorada.
"Eu estava tão chateado ao ouvir a notícia. Eles me disseram que me matariam se eles nunca saiu.
"Estou realmente com medo que eles vão vir atrás de mim agora."
Progress revertida?
Seu advogado Kimberly Motley, que é dos Estados Unidos, dizem que foram completamente chocado com a decisão do tribunal e não foram ainda disse que estava chegando.
"Ela é apenas uma criança. Isto não deveria ter acontecido a ela ou a ninguém.
"Não há nenhuma razão para que os autores terem sido liberados. Então, estamos apelando contra ela."
Até mesmo o presidente Hamid Karzai é dito ser causa e seu escritório entrou em contato com o grupo de mulheres que tem sido cuidar de Sahar.
Mulheres afegãs fizeram alguns progressos visíveis na década passada, mas existem alguns sinais de que isso pode ser reversíveis.
Ativistas dizem que, nos últimos meses, mais de 30 mulheres já morreram no país por causa da violência doméstica.
Protesto contra a execução pública de uma jovem mulher por alegado adultério - 2012Os grupos de direitos das mulheres temem que os progressos alcançados nos últimos anos pode ser revertida
"No momento, temos duas mulheres no hospital que estão se recuperando depois de seu marido cortou suas gargantas", diz Manizha Nadiri, diretor-executivo de Mulheres para Mulheres Afegãs.
"E há outro caso de uma mulher cujos parentes cortar suas orelhas e nariz."
As mulheres, na verdade, ter feito algum progresso no Afeganistão na década passada. Eles entraram na força de trabalho e assumiram papéis de liderança, até mesmo desafiadoras.
Mais de três milhões de mulheres agora ir para a escola, algo que eles não foram autorizados a fazer sob o Taliban.
Força conservadora
Mas o Afeganistão está agora entrando em uma fase difícil, politicamente. Até o final do próximo ano, a maioria das tropas ocidentais teria deixado - há preocupações genuínas que o Taliban poderia muito bem estar de volta de alguma forma.
Sahar Gul: "Minha mãe-de-lei tirou minhas unhas"

"Há muitas pessoas que têm medo de que o Taliban pode voltar", diz Ms Nadiri.
"Portanto, os elementos conservadores estão se tornando mais fortes."
A câmara baixa do parlamento aprovou recentemente uma lei que impede parentes de testemunhar contra o outro, algo que poderia tornar-se quase impossível para os casos de violência doméstica nunca passar tribunal.
E o presidente Hamid Karzai nomeou recentemente cinco conservadores a Comissão de Direitos Humanos do Afeganistão independente, incluindo um clérigo que serviu sob o Taliban e outra com links para um partido islâmico radical.
De volta ao seu abrigo, Sahar Gul é bastante claro no que ela espera do tribunal.
"Eu quero de volta na cadeia e punidos.
"Fizeram-me miserável - Eu quero que eles sofram como eu sofri."
Tem sido uma batalha difícil para ela sobreviver a uma provação terrível e ela ainda tem uma luta em suas mãos.
Mas há uma preocupação crescente de que se os grupos radicais como o Talibã começar a estender a sua influência, mais uma vez, poderia se tornar muito mais difícil para ela, e para as mulheres afegãs.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/ - “Matéria postada em caráter informativo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário