terça-feira, 25 de março de 2014

Como Lidar com Bullying e Assédio no Local de Trabalho


O bullying no ambiente de trabalho se refere a qualquer comportamento repetido e intencional feito por um empregado que pretende degradar, humilhar, envergonhar ou prejudicar a performance dos colegas. O ato pode vir de empregados, supervisores, administradores e é um verdadeiro problema para trabalhadores em todos os níveis. Isso não é piada. Ao aprender a reconhecer e abordar o bullying em ambiente de trabalho, você pode ajudar a criar um ambiente mais saudável e produtivo para si e para seus colegas. Continue lendo para aprender mais.

Parte 1 de 4: Compreendendo o Bullying em Ambiente de Trabalho

  1. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 1.jpg
    1
    Aprenda o que é um bully e o que ele faz. Assim como as pequenas crianças mais chatinhas do pré-primário, o bully de ambiente de trabalho usa as mesmas ferramentas de intimidação e manipulação para deprimi-lo. Aprender a reconhecer o comportamento deles é o primeiro passo para pará-lo e voltar ao trabalho em um ambiente confortável.
    • Um bully sente prazer ao atormentar os outros. Você pode não se dar bem com todo mundo em seu trabalho, mas isso não significa que sua personalidade penda, necessariamente, para o bullying. A diferença entre os dois é o trato – a pessoa parece estar se esforçando para lhe perturbar, ou está lhe deprimindo? Ela parece gostar disso? Se a resposta for sim, isso pode sugerir a existência do bully.
    • Bullies normalmente têm problemas psicológicos relacionados a controle. Saiba que o seu bullying tem menos a ver com sua performance e personalidade, estando profundamente ligado às inseguranças do bully.
    Anúncio
  2. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 2.jpg
    2
    Reconheça o bullying. Observe os sinais certos de bullying – sinais que significam mais que um simples desacordo pessoal ou um desentendimento. O bullying em ambiente de trabalho pode incluir:
    • Gritos, seja em particular, em frente a colegas ou diante de fregueses
    • Distribuição de palavrões
    • Comentários desrespeitosos ou degradantes
    • Monitoração excessiva, além de críticas e busca por defeitos no trabalho de alguém
    • Sobrecarregar, deliberadamente, uma pessoa com trabalho
    • Sabotar o trabalho de alguém ao prepará-lo para falhar
    • Propositalmente esconder informações necessárias para a execução eficiente do trabalho
    • Excluir ativamente algumas pessoas de conversas normais entre colegas, além de fazer a pessoa se sentir indesejada.
  3. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 3.jpg
    3
    Preste atenção a sinais fora do trabalho que sugerem que você é vítima de bullying. Você pode estar sofrendo de bullying se passar, em casa, pelos seguintes problemas:
    • Você tem problemas para dormir ou está lidando com náusea e vômitos por ter medo de voltar ao trabalho
    • Sua família fica frustrada perante o quanto você fala sobre seus problemas de trabalho
    • Você passou dias se preocupando em voltar ao trabalho
    • Seu médico notou problemas de saúde, como alta pressão arterial e outras questões relacionadas a estresse
    • Você se sente culpado por ter provocado algum problema no ambiente de trabalho
  4. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 4.jpg
    4
    Não ignore a sensação de estar sofrendo de bullying. Se você se sente em desvantagem numérica, ou como se houvesse colocado no prato uma quantidade de comida desproporcional, pode ser tentador a criar desculpas. “Todos são tratados dessa forma” ou “Eu mereço” são afirmações “culpadas” que ajudam o bully a andar sobre você. Não caia nessa armadilha caso sinta que está sendo alvo de bullying. Forme um plano para impedir o bully e recuperar seu ambiente de trabalho. [1]
    • Diferente de Bullies estudantis, que tendem a incomodar vítimas que eles identificam como solitárias ou fracas, o bully de ambiente de trabalho normalmente incomoda empregados que ele considera ameaçadores. Se sua presença faz com que alguém pareça ruim o suficiente ao ponto de tal pessoa ter que lhe incomodar, veja isso como um agradecimento perturbado. Você é bom no que faz. Você sabe disso. Não permita que o bully lhe confunda.

Parte 2 de 4: Tomando uma Atitude

  1. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 5.jpg
    1
    Diga ao bully para parar. Isso, é claro, é mais difícil que parece, mas você pode manter alguns gestos e declarações simples em mente – tais atitudes podem lhe ajudar quando você estiver se sentindo alvo de bullying.
    • Estenda os braços, criando uma barreira entre você e seu bully. Seja um policial usando a placa de “pare” com a mão.
    • Diga algo breve que comunique sua frustração, como “Por favor, pare e me deixe trabalhar” ou “Pare de falar, por favor”. Isso lhe ajudará a combater o comportamento e dará munição ao seu relatório caso o comportamento continue.
    • Jamais agrave o bullying. Gritar insultos ou responder em voz alta pode acabar piorando a situação ou lhe colocar no meio de um turbilhão de problemas. Use um tom de voz calmo e relaxado, como se estivesse falando com o cão que rói sua sandália, na hora que for pedir para o Bully parar.
  2. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 6.jpg
    2
    Mantenha um diário especificando todos os eventos em que o bullying ocorreu. Anote o nome do bully e o método de bullying. Anote momentos específicos, datas, locais e os nomes de quaisquer testemunhas. Reúna o máximo de informações que conseguir. Coletar documentação é o jeito mais importante e concreto de fazer o bully parar quando você apresentar seu problema aos superiores ou a um advogado.
    • Mesmo quando você não sabe se está sofrendo de bully, anotar seus sentimentos em um diário pode ajudá-lo a compreender seus sentimentos e a descobrir qual seu problema. Você pode compreender que não há um bully em sua vida após escrever seus sentimentos e frustrações. Ou, talvez, você pode compreender que, realmente, é preciso tomar uma atitude.
  3. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 7.jpg
    3
    Reúna testemunhas. Converse com seus colegas sempre que você se sentir alvo de bullying e certifique-se de que eles irão apoiá-lo corroborando suas evidências. Peça para que eles escrevam o que testemunharam para servir de referência. Escolha alguém que trabalhe no mesmo horário que o seu, ou que tenha uma mesa próxima da sua.
    • Se o bullying tende a acontecer em momentos ou lugares específicos, peça para que as testemunhas passem pela área caso você suspeite que o bully esteja vindo para lhe perturbar. Traga parceiros consigo quando for a uma reunião com um superior que, aparentemente, goste de lhe perturbar. Você terá apoio caso as coisas fiquem feias, e terá evidências para mais tarde.
    • Se você for alvo de bullying, há boas chances de os outros sofrerem com o mesmo problema. Juntem-se e ajudem uns aos outros para superarem o inimigo comum.
  4. 4
    Mantenha a calma e espere um pouco. Certifique-se de ter coletado suas evidências e de ter permanecido calmo e profissional. Correr para seu chefe durante uma explosão emotiva pode fazê-lo parecer alguém reclamão – ou exagerado – quando há um problema maior em mãos. Se você permanecer calmo, será mais articulado, apresentará um melhor caso e terá chances maiores de mudar seu ambiente de trabalho para melhor.
    • Espere uma noite entre a situação de bullying e a denúncia. Se você for alvo de bullying no meio tempo, ou se tiver de esperar um tempo antes de conversar com seu chefe, faça seu melhor para evitar o bully. Permaneça calmo e continue em seu caminho. Se você espera que o bullying aconteça, estará preparado para o mesmo.
  5. 5
    Marque uma reunião com seu supervisor ou representante de RH. Leve consigo a evidência escrita e as testemunhas e apresente seu caso da maneira mais calma que conseguir. Pratique o que você dirá antecipadamente. Faça uma reclamação breve e boa, e apresente qualquer documentação aos supervisores.
    • Não sugira um curso de ação caso seu chefe não o requeira. É inapropriado falar com o chefe e dizer: “O Bruce precisa ser demitido por ele ser um bully”. Explique seu caso da maneira mais forte que puder, apresentando o maior número de evidências possível, e diga “Estou frustrado com esse comportamento e não tenho mais opções – pensei que você precisava saber disso”. Permita que seus superiores tenham suas próprias conclusões quanto ao futuro do empregado.
    • Se seu superior estiver lhe perturbando, entre em contato com o RH ou com os supervisores dos superiores. Isso não é o exército e não há uma “cadeia de comando”. Converse com alguém que possa fazer a diferença.
  6. Deal with Workplace Bullying and Harassment Step 8.jpg
    6
    Prossiga. Se o bullying continuar e não houver sido abordado de maneira alguma, é seu direito elevar o nível. Fale com o conselho administrativo superior ou com a central de RH (Recursos Humanos). Continue até sua reclamação ser levada a sério e a situação ser remediada. Seu objetivo é trabalhar em um ambiente agradável.
    • Seria útil ter em mãos uma boa variedade de alternativas que possam melhorar a situação para você. Você está disposto a mudar seu cargo caso o supervisor de seu chefe esteja indisposto a demitir o bully, ainda que saiba de seu problema? Você está disposto a trabalhar em casa? O que poderia fazer com que a situação ficasse “boa” para você?”. Pense em algumas alternativas de antemão caso precise apresentá-las.
    • Se você apresentar evidências e anda mudar (ou se a situação piorar, consulte um advogado e tome uma ação legal. Forneça a documentação e procure um bom advogado.
Fonte: http://pt.wikihow.com/Lidar-com-Bullying-e-Ass%C3%A9dio-no-Local-de-Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário